terça-feira, 17 de abril de 2007

Bordado - História do Ponto Cruz

Bordado
História do Ponto Cruz

Os registros históricos do ponto cruz coincidem na pré-história. No tempo em que os homens moravam em cavernas, o ponto cruz servia para costurar as vestimentas, feitas de pele de animal. Usavam agulha de osso e no lugar de linhas, tripas de animais ou fibras vegetais. Fragmentos de linho datados de 5000 a.C, retirados de túmulos egípcios em escavações arqueológicas, revelaram que o ponto cruz era usado para cerzir peças de tecido. Na antiguidade, os romanos descreviam o bordado como "a pintura de uma agulha ', mas foram os babilônicos que batizaram esta técnica. Existem controvérsias sobre a origem do ponto cruz , da forma como é utilizada hoje. A quem acredite que ela tenha surgido na China, sendo levando para a Europa. Foi em meio a uma "epidemia" de ponto cruz, feito por pessoas das mais diversas posições sociais, no século XVIII, que surgiram os mostruários: uma forma de facilitar a escolha dos motivos das cores. O ponto cruz chega até os nossos dias super atualizados para atender às necessidades e ao gosto da mulher moderna.(Informações extraídas da revista Ponto Cruz Manequim nº58).

Dicas gerais de como bordar

Antes de começar qualquer trabalho é importante ler as instruções e certificar-se de que está tudo suficientemente claro. Não deixe de ler os enunciados e títulos; procure seguir a ordem numérica dos esquemas antes de bordar, para saber antecipadamente para onde tem que ir. Se a ordem numérica crescente dos esquemas for rigorosamente seguida, não há como errar. Para entender os esquemas é preciso considerar que os quadrados utilizados equivalem a um quadradinho do tecido, ou seja, cada um equivale a um ponto. Cada quadrado mede aproximadamente 2 cm., sendo cerca de 10 vezes maior que o quadrado a ser bordado no tecido. Mas, independente do tamanho do quadrado, em qualquer esquema, deve-se lembrar que um quadrado equivale a 1 ponto. No tecido, os quadradinhos estão unidos uns aos outros. O furo, representado pelo ponto preto, é o mesmo para até 4 quadradinhos, ou seja, a linha passa pelo menos 4 vezes pelo mesmo lugar. É preciso atenção para não puxar ou prender a linha quando quando se passa várias vezes pelo mesmo lugar. O ponto cruz pode ser feito em carreiras horizontais, verticais e diagonais; pode ser executado em duas passagens ou de uma só vez. É formado por um ponto base, que é a primeira metade do X (esquema 1) e deve ser feito sempre na diagonal que une o canto superior direito ao canto inferior esquerdo, não importa em que sentido - a inclinação será sempre a mesma. O ponto de cobertura é a segunda metade do X (esquema 2) e deve ser feito sempre na diagonal que une o canto superior esquerdo ao canto inferior direito, não importa em que sentido a inclinação será sempre a mesma. É importante notar que a inclinação do ponto tem sempre o mesmo sentido.os esquemas mostram as diferentes direções em que se pode fazer o ponto sem que seja alterado o sentido, ou eixo, da inclinação do ponto.
A técnica para fazer o ponto cruz é simples e proporciona uma atividade relaxante, que não sobrecarrega a mente. Enquanto trabalhamos com o ponto cruz podemos ouvir música, conversar, etc.
É possível interromper um trabalho e retorná-lo após meses, com o mesmo prazer de antes.

O texto acima não é meu. Eu o retirei do site da Irenes
http://www.irenes.com.br

Nenhum comentário: